quarta-feira, 13 de abril de 2016

Capacitores


Os capacitores são uma parte fundamental da Bobina de Tesla que se planeja montar. Para isso é necessário ter conhecimento básico sobre o funcionamento dos mesmos. Segundo HALLIDAY, 2009, um capacitor é sempre composto por dois condutores isolados entre si, chamados de placas, independente de seu formato. Tomando-se como exemplo um capacitor de placas paralelas condutoras com área A, distância entre eles d e nenhum dielétrico, o capacitor ao ser carregado terá carga –q numa placa e carga +q na outra (toma-se |q| como carga de um capacitor). A figura 25-2 esquematiza um capacitor.

Fonte: HALLIDAY


Existe uma relação entre a carga, a diferença de potencial e capacitância, como pode ser visto na equação q = CV , em que q é a carga, V é a diferença de potencial entre as placas. Porém essa fórmula não se aplica para o dimensionamento de capacitores, que é um dos objetivos do projeto, assim sendo, utilizaremos a seguinte relação:
   Fonte: TIPLER  
                                       
Onde C é a capacitâcia, K é a constante dielétrica do material isolante, Eo é permissividade do vácuo, A é a área das placas e d é a distância entre elas.
Os dielétricos são materiais não condutores que aumentam a resistência ao descarregamento de uma placa na outra, aumentando assim a carga que um capacitor pode obter.
A figura 25-4 demonstra um circuito básico com capacitor:
Fonte: HALLIDAY


Refrências Bibliográficas:

HALLIDAY, D; RESNICK, R; WALKER, J. Fundamentos de física, volume 3. 8ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 398 p.

TIPLER, PAUL A.; MOSCA, GENE. Física, volume 2: Eletricidade e Magnetismo, Ótica. 5ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 550 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário